Que nome é esse?

11/03/2007 09:29

Biografias...

Dom Pedro 1º...

Dom Pedro 1º nasceu em Portugal, em 1798. Como era costume entre os nobres, recebeu o longo nome de Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Ele era filho do rei dom João 6º e da rainha Carlota Joaquina de Bourbon. Tornou-se o princípe herdeiro do trono Português após a morte do irmão mais velho. Morreu em Portugal, em 1834.

Imperatriz Leopoldina...

Leopoldina Josefa Carolina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena era filha de Francisco 1º, imperador da Áustria, e de Maria Tereza de Bourbon. Ela nasceu em 1797, em Viena, uma poderosa corte européia na época. Morreu em 1826, no Rio de Janeiro.

Dom Pedro 2º...

Sétimo filho de dom Pedro 1º e da imperatriz Leopoldina, dom Pedro 2º nasceu no Rio de Janeiro em 1825. Recebeu o nome de Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Com a morte dos irmãos mais velhos, herdou o trono e, aos 5 anos de idade, ficou no lugar de dom Pedro 1º, que voltou para Portugal. Ele era muito inteligente e gostava de literatura, artes e ciência e foi uma das primeiras pessoas a usar o telefone. Morreu em Paris, na França, em 1891.

—————

Voltar