Responsabiidade e Liderança!.

03/03/2007 10:48
  • Qual a Sua Função?...

 Os estudantes têm necessidade de referenciais que os auxiliem a superar suas dificuldades de convivências, rendimento e comportamento. Fatores de suma importância para seu desenvolvimento e formação como futuros cidadãos.

O Representante de turma tem este papel. Ele é o elo entre os alunos de sua turma, o Dirigente de Turno, Direção e Orientação Educacional da escola. O Representante também é responsável pela interação da turma e até mesmo pelas reivindicações dos colegas.

Ele é responsável por:

  1. Reunir a turma nos locais previstos para as aulas, no horário oportuno, para não atrasar o ínicio das atividades escolares. Para isso peça ajuda aos inspetores de alunos.
  2. Anotar e entregar a Orientação Educacional o nome dos alunos com faltas e atrasos constantes as aulas. Normalmente é entregue aos representantes um bloco de anotações ou algo, para que ele possa anotar as faltas e atrasos constantes de alunos. Caso você não receba, anote em algum papel o nome do aluno, vá até o responsável pela Orientação Educacional da sua escola, e apresente a situação.
  3. Selar junto com sua turma a conservação da sala, bem como toda a escola.
  4. Procurar, junto com os seus colegas, soluções para os problemas da turma. Caso os Professores comecem a reclamar de certas situações dentro de sala de aula, vá à frente da turma, converse com eles, apresente a situação, e pergunte a eles a solução do problema. Depois procure o seu dirigente de turno, e converse com ele. Diga os problemas que tem acontecidos na sala de aula, e conte a ele a solução que a turma apresentou.
  5. Participar de reuniões quando solicitado. Algumas escolas promovem reuniões de representantes, junto ao Orientador Educacional. É importante participar destas reuniões. É onde você pode apontar os problemas da turma, tirar as dúvidas, e pedir a ajuda ao Orientador(a) Educacional.
  6. Auxiliar o inspetor de alunos na entrega da caderneta escolar ao término das aulas. Somente os Representantes, Inspetores de Turno e os Professores podem entregar as cadernetas escolares. Caso você veja o seu professor solicitando que algum aluno entregue as cadernetas, interfira a ação e explique a ele.
  7. Representar a turma em suas reivindicações escolares e fazer ciente através do Dirigente de Turno.
  • Como Agir Dentro de Sala de Aula?...

Antes de mais nada, você é um aluno como qualquer outro, só recebeu alguns atributos depois de ser eleito. Seja você mesmo!. Mas caso seja necessário, mude alguns comportamentos teus, agora você tende a ser responsável.

Procure se aproximar de todos. Seja brincalhão e educado. Caso tenha alguma pessoa com que você não tenha afinidade, ou que não seja próxima de você, vá conversar com ela, faça alguma piada, ou diga um simples "oi" ou "Bom Dia", sendo Representante, você precisa da confiança e da amizade da turma. Lembre-se: Você é o "Espelho" da tuma. Respeite os professores e as regras que forem colocadas na turma. Sua postura deve ser exemplar. Lembrando, "Você não pode dar ordens". Caso algum aluno faça algo que seja errado, solicite a ele que pare naquele momento. Se ele não parar, avise ao Inspetor de Alunos ou o Dirigente de Turno o acontecido.        

  • Como Zelar Pela Limpeza da Sala?...

Você deve zelar pela limpeza da sala, escola e carteiras. Para isso, ao ver algum aluno "jogando" papel, ou qualquer outro "Lixo" no Chão, Converse com ele, e solicite que ele retire o lixo, e deposite na lixeira. Você também pode, no término da aula, retirar o "lixo" do chão e colocá-lo na lixeira. As carteiras devem ser mantidas limpas também. Por isso, ao ver algum aluno "Riscando" as carteiras, solicite que ele pare e apague, se ele não parar avise o Professor, Inspetor de Turno ou ao Dirigente de Turno. Caso as carteiras comecem a apresentar desenhos, frases ou algo que aparenta ser de um outro turno, fale ao Dirigente de Turno, e peça a ele que tome as devidas providências.

  • A Liderança...

Você apartir do momento que foi eleito, assumiu a responsabilidade pela turma. Quando preciso, defenda e represente a turma. E lembre-se, sempre tem um professor que vive reclamando da turma, por isso converse com a turma, e procure resolver os problemas. Defina e perceba quando a turma e/ou o professor está errado, e comunique o Dirigente de Turno. Esteja sempre à frente da turma em qualquer situação.

"Para ser um bom líder, conquiste a confiança dos alunos e de todos da direção"!.

 

Matéria:

Henrique Rodrigues

henrique.2.oss@hotmail.com

13 Anos, Estudante, 3 Vezes Seguidas com Representante 

—————

Voltar